Supermercados do Paraná iniciam Campanha de Conscientização do Consumo de Sal

Clique na foto para ampliar

Seguindo a programação nacional, a Associação Paranaense de Supermercados (Apras) realizou o Lançamento Oficial no Paraná, nesse dia 5 de novembro, da Campanha de Conscientização do Consumo de Sal, apresentando os materiais desenvolvidos para divulgação nas lojas de todo o Estado. O lançamento faz parte do acordo de cooperação técnica assinado entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Ministério da Saúde e Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e contou com a presença do vice-presidente da Abras, Marcio Milan, Luiz Antônio Bittencourt Teixeira da Secretaria Municipal de Saúde, Denise de Oliveira Resende, gerente geral de alimentos da Anvisa, Paulo Costa Santana, chefe da Vigilância Sanitária Estadual, Wanclei Said, Diretor Administrativo do Condor, José Agenor da Silva, diretor da ANVISA e Cesar Moro Tozetto, presidente da Apras.
Com a campanha de conscientização do consumo de sal, mais de 25 milhões de consumidores de todo o país serão alertados sobre os riscos do consumo excessivo de sal para a saúde por meio de folders, banners, cartazes e spots para rádios e, também, para aviso pelos autofalantes das lojas.
De acordo com pesquisa feita pela ANVISA junto a 26 produtos como bolachas e frios, apenas cinco (menos de 20%) apresentaram níveis adequados de sal. E um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que o brasileiro consome uma média de 12 gramas de sódio por dia, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo máximo de dois gramas de sódio por dia - o equivalente a uma colher de chá.
O consumo excessivo de sal contribui para o aumento do risco de desenvolvimento de doenças graves do coração. Dados da OMS, em 2001, apontam que estas enfermidades foram responsáveis por 60% do total das 56,5 milhões de mortes notificadas no mundo. No Brasil, o quadro não é menos grave. A Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio (PNAD) realizada em 2008 apontou que 14% da população sofria de hipertensão.
As consequências do problema podem ser medidas em números – e no bolso. Entre 2001 e 2010, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou aumento de 63% dos gastos com internações associadas à hipertensão. Apenas em 2010, internações hospitalares causadas por acidentes vasculares cerebrais, infarto do miocárdio e outras doenças isquêmicas oneraram em aproximadamente U$ 20 milhões o sistema brasileiro de saúde.

Acordo assinado
 
Preocupados com o tema, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e o Ministério da Saúde assinaram um protocolo, no dia 7 de abril do ano passado, com o objetivo de deflagrar uma grande campanha de conscientização para redução do consumo de produtos com alto teor de sal.
 
Acordo similar foi assinado com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), cuja meta é diminuir o uso de sal nas formulações de caldos, temperos, margarinas e cereais matinais. Com a ação, até o ano de 2020, pelo menos 8,8 mil toneladas de sódio deixem de ser consumidas. O acordo também aumentou para 13 as classes de alimentos cujos níveis de sal deverão ser reduzidos nos próximos anos.
 
O hipermercado modelo de Curitiba é o Condor Nilo Peçanha, que foi a primeira loja entre todos os supermercados da capital paranaense a receber os materiais de apoio desenvolvidos pelo Ministério da Saúde para conscientização dos consumidores, que contemplam cartazes, faixas de gôndola e folhetos. Além desses materiais, o Condor vai incrementar a campanha com outras ações, como dicas sobre o consumo de sal em seus tabloides, bem como em seus perfis nas redes sociais Facebook e Twitter, e anúncios nas rádios e TVs indoor.

Créditos: paranashop

Comentários

Postagens mais visitadas