Pouco sono durante a noite pode provocar doenças


Uma pesquisa realizada pela Universidade de Surrey, na Inglaterra, e publicada no jornal Daily Mail, revelou que em apenas uma semana de sono perturbado o organismo pode afetar mais de 700 genes, fazendo com que aumente o risco de patologias interligadas à imunidade, ao estresse e a inflamações.
 
Foi analisado o mensageiro químico dos genes pras as células – o RNA – de 26 voluntários que possuíam a característica de não dormir com qualidade de noite (menos de seis horas) em comum. A pesquisa compilou os dados de uma semana dessa rotina e ao final do período todos tiveram que permanecer acordados por, em média, 40 horas, enquanto amostras de RNA eram coletadas. 
 
Os efeitos do teste foram comparados com o grupo de controle, que por sua vez teve uma semana com noites de sono compridas - até 10 horas por noite - durante sete dias.
 
Na semana de privação de sono, alguns genes se tornaram lentos e, outros, muito ativos. Os genes afetados estão associados com o relógio biológico,metabolismo, imunidade e respostas ao estresse.
 
 
Fonte: Terra

Comentários

Postagens mais visitadas